top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Homenagens e lembranças marcam os 70 anos do MAC

Alunos, professores, ex-alunos relatam nas redes sociais o carinho pela escola

Fundada em 12 de março de 1953 e localizada em São Benedito,no Ceará, a hoje denomidada Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Ministro Antônio Coelho é uma das maiores referências na educação da Ibiapaba. As suas sete décadas são marcadas por grandes conquistas e por ter formado gerações de bons profissionais espalhados por todo o Brasil.


Nos últimos anos, a sigla MAC foi adotada pela comunidade escolar e também pela população da cidade. Como relatou o diretor Giovanni Bizerril em suas redes sociais, “Mac, CeMac, Ginásio, Ministrão, EemtiMac, qualquer denominação, nossa eterna gratidão e amor a esta Instituição”, o MAC notabiliza-se pelo carinho de ex-alunos que fizeram história na mais antiga escola estadual de São Benedito.


Um dos ex-alunos do MAC, o oficial superior da Polícia Militar do Piauí, Francisco Silveira, relembrou em suas redes sociais alguns nomes dos seus professores na década de 60. “Estudei nesse excelente Ginásio São Benedito, concluí no ano de 1967, agradeço muito ao Diretor Expedito Fernandes. Professores: Otacilio Barroso, Oscar Coelho, Clemilda, Paizinha, Telma Paulino, França Paulino, Benildes Bezerril, Araci e tantos outros”.


Outra ex-aluna, que concluiu o Ensino Médio na escola, Adriana Araújo, relatou também o carinho pela equipe docente, “saudades dos melhores momentos da minha vida, junto com os melhores professores da minha época: Giovanni Barros Bezerril, Socorrinha, Gerardo, Moreira, Morão e tantos outros que juntos conseguimos ampliar o ensino médio”, destacou a jovem, que atualmente reside no estado de São Paulo.


O ex-prefeito de São Benedito, em dois mandatos, José Hudson Brandão, relembrou o início de sua vida escolar, nomes de professores que marcaram a sua época e uma referência ao próprio Ministro Antônio Coelho. “Eu tinha 10 anos de idade em 1953, quando iniciei minha vida escolar no então fundado Ginásio São Benedito. Dever de gratidão ao inesquecível fundador Padre José Bezerra Coutinho, ao amado mestre Expedito Fernandes Mendes, pilastra concreta deste querido estabelecimento de ensino e ao Saudoso Ministro Antônio Coelho de Albuquerque grande benfeitor e incorporador de ensino particular ao reconhecimento oficial por parte da Secretaria de Educação do Estado do Ceará”. Confira o relato completo e mais depoimentos no final desta matéria. Confira o relato completo e mais depoimentos no final desta matéria.

Alunos e equipe do MAC na Igreja Matriz de São Benedito - Foto: Instagram


Segundo o diretor da escola, Giovanni Bizerril, haverá uma programação especial para celebrar os 70 anos do MAC. No último domingo, 12, houve uma missa em Ação de Graças e ontem aconteceu um momento especial na entrada dos alunos na escola com a execução dos hinos. O gestor afirma que haverá um ciclo de roda de conversas com os atuais alunos, professores e ex-alunos, além de outras atividades alusivas à data.

O diretor Giovanni Bizerril (centro) discursa durante a missa - Foto: Instagram


“É um misto de sentimento de dever cumprido, de muita responsabilidade, mas com a equipe que faz toda diferença! Agradeço aos nossos diretores, coordenadores que passaram aqui e deixaram o seu legado. E a gente receber esta responsabilidade e dar conta com atual equipe é muito gratificante. Eu me sinto muito lisonjeado por ter a equipe que temos hoje, os alunos, a comunidade, as famílias, isso é muito importante e me deixa muito tranquilo, me sinto muito feliz e honrado”, afirmou o diretor Giovanni Bizerril, ao ser perguntado sobre seu sentimento em estar à frente da direção nesta data tão importante.

Fachada do MAC em 1984 - Foto: José Hudson Brandão


Depoimentos


Ginásio São Benedito, Estabelecimento de Ensino, onde os jovens desta Amada Terra, poderão Haurir os Salutaris Frutos que Nobilizam o Homem- A Educação (Frase proferida pelo Professor João Alves Teixeira,) Eu tinha 10 anos de idade em 1953,quando iniciei minha vida Escolar no então fundado Ginásio São Benedito. Celeiro de grandes Mestres, propulsores de visão profunda do saber, transmissores diretos da Educação de nossa juventude. Dever de gratidão ao Inesquecível Fundador Padre José Bezerra Coutinho, ao Amado Mestre Expedito Fernandes Mendes, pilastra concreta deste querido Estabelecimento de Ensino Ao Saudoso Ministro Antônio Coelho de Albuquerque grande benfeitor e incorporador de Ensino Particular ao reconhecimento Oficial por parte da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Aos Eméritos Professores dos tempos idos, aos atuais e a todo Corpo Docente, e discente nosso reconhecimento por tudo que fazem em prol do Setentão Ginásio São Benedito. 70 ANOS DE GLORIAS, CONQUISTAS E VITORIAS.


Estudei nesse excelente GINÁSIO SÃO BENEDITO, conclui no ano de 1967, agradeço muito ao Diretor Expedito Fernandes. Professores: Otacílio Barroso, Oscar Coelho, Clemilda, Paizinha, Telma Paulino, França Paulino, Benildes Bezerril, Araci e tantos outros. É muita saudade, pra quem não se lembra de mim, sou o MANINHO da D. Marita. Hoje sou Oficial Superior da PMPI, já na reserva. Boa lembrança José Hudson.


Saudades dos melhores momentos da minha vida, junto com os melhores professores da minha época Giovanni Barros Bezerril, Socorrinha, Gerardo, Moreira, Morão e tantos outros que juntos conseguimos ampliar o ensino médio. Parabéns Ginásioé Hudson.


Hoje o Gigante Mac completa 70 anos!

Quantas histórias vividas e vivenciadas, a comunidade escolar Ministro Antônio Coelho, sente-se honrada por fazer parte desta história de sucesso. São 70 anos de serviços prestados, com excelência na educação, respeito e ética. Não esquecemos dos princípios basiladores que encontramos na parceria família x escola. Expressamos nossa gratidão aos que por aqui passaram como: professores, funcionários, diretores, coordenadores e ex-alunos. Aos que estão no momento, nossa gratidão por juntos estarmos construindo essa bela história na página da educação! Um sonho que se constrói em comum com a comunidade se torna realidade! Parabéns, Mac, CeMac, Ginásio, Ministrão, EemtiMac, qualquer denominação, nossa eterna gratidão e amor a esta Instituição.

Parabéns, meu Amado Mac!


Me sinto honrada de ter feito parte desta história como estudante e como membro de dois núcleos gestores de grande gabarito para a história do MAC parabéns, por já ter contribuído com tantas sucesso para os munícipes destas cidades e adjacências. Parabéns


Parabéns para minha escola querida que tive o prazer de trabalhar muito, tempo, tempo este que tenho muita saudade, e também parabenizar nosso núcleo gestor que faz belo trabalho.


Curiosidades

- A escola passará a ter este ano o ensino integral a partir da 1ª série do Ensino Médio e o nome oficial da ficou Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Ministro Antônio Coelho, na sigla EEMTI MAC;


- O nome da rua onde o MAC está localizado também tem o nome Ministro Antônio Coelho, que se chamava Antônio Coelho de Sá e Albuquerque. Nascido em Guararapes (PE) e falecido no Rio de Janeiro, foi presidente de quatro províncias: Paraíba (entre 1851 e 1853), Alagoas (entre 1854 e 1857), Pará (entre 1859 e 1860) e Bahia (entre 1862 e 1864). Nomeado em abril de 1861 ministro dos Negócios Estrangeiros, permaneceu no cargo durante um mês e meio. Chefiaria novamente o Ministério em 1867, durante um ano e dois meses. Em 1862, assumiu a pasta da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, elegendo-se senador pela província de Pernambuco em 1864. (Fonte: IBGE)


- A instituição já teve um diretor com nome homônimo ao da escola. O ex-prefeito de São Benedito, Antônio Coelho, que esteve à frente da gestão por dois mandatos;


- Em 12 de agosto de 1966, a escola foi ‘encampada’ pelo governo do estado do Ceará com o nome de Ginásio Ministro Antônio Coelho;


- Entre suas principais conquistas estão o melhor Ideb regional, o 4º melhor Spaece do estado e uma das 35 melhores escolas do Brasil em práticas de Ensino Médio.

Alunos na execução dos hinos em frente ao MAC - Foto Instagram


EEMTI Ministro Antônio Coelho, o MAC


Diretor(a) Escolar: Giovanni Barros Bezerril

Coordenador(a) Escolar: Aldenira Venâncio Mota

Coordenador(a) Escolar: Germana dos Reis Ximenez

Secretário(a) Escolar: Maria do Socorro Martins Paiva

Assessor(a) Financeiro: Dênis Rodrigues Carvalho


Endereço: Rua Ministro Antônio Coelho, 452, Centro – São Benedito-CE




Telefone: (88) 3626-6215



(Correio Ibiapaba, com informações da equipe de gestão do MAC)


Comments


bottom of page