top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Croatá: Felipe Rodrigues é o único cearense a passar em concurso da Marinha

O músico da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra foi aprovado para sargento musico


A turma que faz o Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte, da Associação Arte em Pauta, localizada em Croatá-CE, está comemorando o feito de um de seus músicos e já pode pedir música no Fantástico. Felipe Rodrigues é o terceiro integrante do projeto que conseguiu aprovação no concurso da Marinha do Brasil como sargento músico, com o resultado divulgado na última quinta-feira, 16.


Felipe foi o único cearense aprovado no concurso nacional, obteve a 2ª colocação geral na seleção, que só disponibilizava quatro vagas para a função. Ele conversou com o a equipe do CI e agradeceu a diversas pessoas pela sua conquista, que segundo ele, teve influência do amigo Cleison Bezerra, o primeiro oriundo do projeto que ingressou na Marinha do Brasil em 2019.

Imagem: Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte


“Agradeço primeiramente a Deus por me proporcionar saúde para continuar lutando, tenho comigo a certeza de que ninguém consegue chegar ao topo sem ajuda, dessa forma quero agradecer imensamente a minha mãe Maria e meu falecido pai José por cuidarem de mim todo esse tempo, aos meus eternos professores e queridos amigos José Hélio e Gilcimar Santos por me ensinarem o que é ser um cidadão de bem e todos os amigos que me auxiliaram de alguma forma”, disse ao site, um radiante Felipe Rodrigues a caminho de Fortaleza para já tratar dos trâmites burocráticos.


Ele também lembrou o apoio institucional que teve da Guanabara no transporte e nas diversas ações do projeto. “Quero expressar a imensa gratidão que tenho à Expresso Guanabara, a qual deu todo suporte para que eu conseguisse alcançar esse sonho, sem ela o Projeto Vamos Fazer Arte não teria o potencial que tem hoje para transformar a vida de jovens e adolescentes”.

Felipe em apresentação pela OFES - Foto: Arquivo Pessoal


O fortalezense Rodrigues também revelou o que está sentindo em ter que deixar Croatá, onde vive desde a infância com a sua família, “é um misto de felicidade e melancolia, felicidade por conseguir alcançar um objetivo que busco há algum tempo e que me enche de expectativa por um futuro melhor, por outro lado a certeza que ficarei longe do meu lugar, da família e dos amigos tem sido algo que me entristece mesmo sabendo que irei voltar um dia”.


Desde os 9 anos tenho tido contato com a música. A arte me direcionou para pessoas que pensam no futuro, que me moldaram para viver em sociedade e me influenciaram a conquistar o ingresso na Marinha do Brasil, sem essa interação com o projeto eu certamente não teria a maturidade e a perspectiva de futuro que tenho hoje.
(Felipe Rodrigues)

Biografia


Natural de Fortaleza-CE, mudou-se para Croatá-CE ainda na infância iniciando seus os estudos na área da música em 2006 no Projeto Vamos Fazer Arte onde também fez parte do o Grupo de Flauta Doce Melodia. Desde então, participou de outros projetos musicais incluindo um grupo de samba e choro, a Banda Municipal de Croatá e, de 2009 até então, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra.


Participa do Festival Música na Ibiapaba desde 2010, cursando oficinas como: Iniciação Musical, Instrumentação de Sopro, Prática de Bandas de Música, Prática de Big Band, Prática de Conjunto de Sopro; e Instrumentação de Sopro – Trombone e Bombardino. No ano de 2018 participou de uma Oficina de Editoração Musical de 5h promovida pelos Projetos Vamos Fazer Arte e Filarmônica Estrelas da Serra.

Felipe Rodrigues como instrutor na sede do projeto - Foto: Arquivo Pessoal


Em 2015 concluiu o Ensino Médio pela Escola de Ensino Médio de Croatá Flávio Rodrigues e iniciou seus estudos no nível superior em Pedagogia na FAMED. Atualmente é instrutor de trombone, tuba e bombardino nos projetos Vamos Fazer Arte e Filarmônica Estrelas da Serra, e faz shows na região de sua cidade com o grupo de Samba e Pagode Essência do Samba e o grupo Os Boêmios, nos quais é vocalista e percussionista.


(Correio Ibiapaba)

bottom of page