top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Serra da Ibiapaba expõe diretrizes dentro do nono encontro do PPA

Governador Elmano de Freitas discursa em São Benedito

Mesmo com o frio típico da região da Serra da Ibiapaba, a população deixou suas casas, nesta sexta-feira (7), para se reunir no município de São Benedito, cidade-sede do nono encontro do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027. “A participação do povo é o verdadeiro objetivo de toda essa ação”, iniciou o governador Elmano de Freitas.


“Só tenho que agradecer a todos vocês que tiraram um pouco de tempo para agregar ao povo do Ceará ideias, sugestões e diretrizes que irão contribuir diretamente com o desenvolvimento do estado. Isso é política. Quando ouvimos o nosso povo para que eles consigam superar as adversidades. É assim que construímos esse processo”, complementou o governador.


O evento também contou com a presença da secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado; a senadora Augusta Brito; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; a secretária do Turismo, Yrwana Albuquerque; o prefeito de São Benedito, Saul Maciel; entre outras autoridades.


Conterrânea dos participantes deste PPA, Augusta Brito ressaltou o poder de voz da população, salientando a grande oportunidade para o povo dentro de tudo que foi discutido nesta sexta. “Fico feliz em receber o governador, prefeitos, deputados, para que eles possam ouvir o que o povo tem a dizer. Essa ação do Governo do Ceará está de parabéns. Só tenho que parabenizar essa atitude”, narrou.


Orgulho em ser presente


Maria Helena Corrêa é um dos vários membros da Associação de Quilombolas de São Benedito. A dona de casa de 60 anos se diz bastante orgulhosa em fazer parte de um processo tão importante. “Tenho orgulho em estar aqui, de ser quilombola, de poder representar meu povo e também ser escutada”, comentou.


Falando sobre a cultura da região, o poeta e escritor João Bilega explicou que ter um momento de conversa com o governador é algo ímpar para a população. “É muito importante poder estar aqui. Sabemos que muito já foi feito, mas que se pode fazer mais. E é conversando que essas propriedades podem ser repassadas”, pontuou.


Desenvolvimento do estado


Sandra Machado destacou a importância da presença daqueles que vivem na região dentro do PPA, visando um fortalecimento geral do estado. “O poder é do povo e para o povo. Aqui, a população exerce esse direito e pode participar de forma efetiva nas mudanças que virão para toda a região”, contou.


Além de São Benedito, os debates desta sexta envolveram participantes dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá e Ipu.

Com felicidade, Saul Maciel saudou e agradeceu a participação de seus conterrâneos em um momento especial para a Serra da Ibiapaba. “O momento hoje é de menos discurso e mais escuta. Iremos nos reunir, debater e escutar vocês. Fico feliz que posso ver representantes de diversos municípios da área. Estamos representados de Viçosa até Croatá. Essa mobilização é fundamental”, apontou.


Plataforma digital


Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA de forma virtual.


Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.


Leia Mais:



(Fonte: Governo do Estado do Ceará)

Comments


bottom of page