Buscar
  • Luis Antonio Gomes

Recital de conclusão do 'Filarmônica Estrelas da Serra' é marcado pela emoção nas apresentações

O projeto contemplou 182 alunos de musicalização e prática instrumental

com certificado de conclusão do ano de 2021


O período da pandemia trouxe aprendizados para a humanidade em diversas áreas e em diferentes faixas etárias. E as crianças e os adolescentes do Projeto Filarmônica Estrelas da Serra, localizado em Croatá-CE, deram uma demonstração de quanto eles absorveram os conhecimentos adquiridos na música, como também compartilharam a alegria na culminância do ano de 2021 para os presentes na Escola Dom Timóteo nos dias 18 e 20 de novembro.


O recital reuniu alunos e instrutores do projeto que se apresentaram para uma plateia limitada de convidados, por conta dos protocolos sanitários da Covid-19, mas que saíram contagiados com as apresentações das atividades formativas de 2021. Os pais dos músicos compareceram a quadra da Escola com orgulho de verem os filhos envolvidos com a música.


“Perceber os detalhes da evolução dos filhos é fantástico. Esta apresentação promoveu ainda mais o orgulho frente ao projeto. Com calma vai estruturando e moldando cada um dos jovens que ali se apresentaram”, disse Dreivos Sousa, pai da aluna Ennayra Marques de Souza, 12. Ele reforçou a importância destes estudos e parabenizou os responsáveis pelo projeto, “acompanhamos os momentos de estudos com o instrumento em casa e, por vezes, não entendemos a importância dele no conjunto. Parabenizo a organização, pela estrutura que ofereceram, pela segurança e zelo com cada detalhe desta noite”.


O evento foi além de um recital de conclusão de curso e entrega do certificado que todos receberam, foi marcado pela emoção de se apresentar em público e resgatar o sentimento da alegria em socializar com amigos e familiares o ‘praticando o que aprendeu’. A aluna Ennayra Marques de Souza, 12, relatou a sua emoção e o quanto se sentiu realizada em estar se apresentando em público.


Dreivos Sousa com Ennayra (centro) e sua família


“Não tem uma sensação melhor do que você estar em um lugar em que muitas pessoas lutaram para entrar, mas quem está lá é você. No começo, me senti nervosa, o que não é raro acontecer na vida de um músico, mas fiz o que tinha que ser feito, botei o nervosismo para dentro e o que eu tinha de bom para fora e em troca recebi de uma pessoa o que um músico gostaria de receber”.

Os números do projeto


Na conclusão do curso, ao todo foram 182 alunos que receberam certificados em 13 cursos ofertados pelo Projeto Filarmônica Estrelas da Serra, que ofereceu Prática Instrumental de Sopros, Musicalização Infantil e Flauta Doce; Cordas populares, Cordas friccionadas; Teclas e Percussão.


O maestro Hélio Júnior, um dos gestores do Projeto Filarmônica Estrelas da Serra, informa que o ano de 2021, assim como no ano passado, foi um desafio para toda a equipe por conta das restrições da pandemia, mas o resultado foi satisfatório.


“Esse ano de 2021 foi desafiador para a equipe que faz o Filarmônica Estrelas da Serra porque mesmo com as dificuldades enfrentadas pela pandemia, percebemos um engajamento dos jovens, assim como as suas famílias, em participar dos cursos e frequentar as aulas”. “Sinto-me muito feliz em todos os dias poder contribuir e estar à frente de um projeto que realiza sonhos de meninos e meninas de Croatá, que acreditam que por meio da música podem transformar a sua realidade e de suas famílias”, conclui Hélio.



O Projeto Filarmônica Estrelas da Serra conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura do Estado, das empresas incentivadoras ENEL e Expresso Guanabara através da lei 13.811 de 16 de agosto de 2006. E os organizadores do recital também agradecem à Prefeitura Municipal de Croatá e a Escola de Educação Básica Dom Timóteo pela parceria.


(Fotos: Divulgação Filarmônica Estrelas da Serra)

42 visualizações0 comentário