top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Projeto de extensão do IFCE Tianguá planta horta em escola

Produção da horta é destinado ao consumo da escola

As atividades de extensão do IFCE são um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos. Por isso, os alunos do curso Técnico em Agricultura do IFCE campus de Tianguá, sob orientação dos docentes Tony Dantas e Sabrina Soares e do técnico em Agropecuária Cicero Fábio Alves, instalaram uma horta didática na Escola Cívico-Militar Marcella.


Para o professor Tony Dantas, esse é um momento que os alunos podem compartilhar com a comunidade os conhecimentos adquiridos no curso e desenvolvidos na instituição e se empoderar de sua capacidade de transformar a sociedade. O projeto conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Tianguá e de parceiros como Agromaq, Agropecuária Oliveira e Estufa Semear.


A horta didática é um ambiente que visa explorar e experimentar práticas de forma interdisciplinar, como a educação ambiental, o conhecimento e o desenvolvimento das tecnologias sociais, a reeducação alimentar e a concepção e prática de uma economia solidária e empreendedorismo, com a possibilidade de atividades mais significativas, misturando os aprendizados de ciências, matemática e geografia.


Na horta foram plantadas culturas como coentro, cebolinha, alface, pimentinha, tomate, pimentão, rúcula, rabanete, cenoura e beterraba. Além de canteiro de medicinais e aromáticas que são utilizadas para chás. Toda a produção da horta é destinada ao cardápio da escola que oferece refeição aos estudantes que estudam em tempo integral, o que torna mais variadas as refeições deles.


"A horta na ECIM Marcella vem funcionando como um ótimo recurso didático. Através da horta é possível trabalhar a realidade e aproximar os alunos de questões que fazem parte do meio social, como a preocupação com os recursos naturais", aponta a diretora da escola, Danubia Araújo Freire.


Vale apontar que o projeto iniciou no semestre 2023.1 como atividade de extensão das disciplinas de Olericultura, Agroecologia e extensão rural.



Leia mais:



(Correio Ibiapaba, com informações do IFCE Tianguá)


Comentários


bottom of page