top of page
  • Foto do escritorLAGOS

‘Festival Croatá Junino 2024’ celebra a festa das quadrilhas da Ibiapaba

A flor de Coroatá foi a grande campeã da etapa

A cidade de Croatá foi palco de mais uma edição do ‘Croatá Junino', etapa do XXIV Festejo Ceará Junino, que celebrou as festas juninas e a cultura das quadrilhas da região da Ibiapaba. O evento, realizado nos dias 29 e 30 de junho na quadra da Escola Estadual Flávio Rodrigues, reuniu um grande público nas apresentações dos grupos juninos.

 

Com o tema “São João da Ibiapaba”, o festival contou com a participação de quadrilhas da região, que competiram em diferentes categorias. A grande campeã da etapa foi a Quadrilha Flor de Coroatá, que conquistou o troféu de campeã geral e também os títulos de melhor casamento, melhor marcador, melhor noiva e melhor noivo. (Confira abaixo o resultado geral).

O casal de noivos vencedor da Flor de Coroatá: Gessilé e Lorena

 

Gessilé Florindo, um dos diretores da Flor de Coroatá, descreve o enredo do grupo e a referência ao tema quilombola, “nossa quadrilha levou como destaques a marcadora Sthéphanny Soares, que representou a líder espiritual e comunitária da comunidade quilombola. A nossa rainha Amanda do Vale representou o sol da liberdade, e o casal

de noivos Lorena Alves e eu [Gessilé foi o noivo da quadrilha] representamos o

amor entre Dandara e Tobias”.

 

Gessilé também celebrou os 20 anos de São João da Flor de Coroatá, completados em 2024. “Falamos também das nossas raízes e a apresentação do ‘Aquilombamento na Etapa Regional dos Festejos Ceará Junino’ foi possível porque o evento contou com uma estrutura disponibilizada para todos os grupos participantes e público presente, o que garantiu uma excelente apresentação da nossa quadrilha, onde conquistamos título de Campeã desta Etapa”. “Agora somos hexacampeões”, comemora Gessilé.


Flor de Coroatá vence mais uma etapa do Ceará Junino

 

A 24ª edição do Festejo Ceará Junino teve o apoio do Governo do Ceará e da Secretaria de Cultura do Estado, por meio do edital 24º Ceará Junino, que visa fomentar a cultura através dos grupos juninos e festivais juninos. A realização do evento ficou por conta da Associação Arte em Pauta, com parcerias da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral de Croatá Flávio Rodrigues e do Governo Municipal de Croatá.

 

Resultados finais:

 

Campeã: Flor de Coroatá (Croatá)

Vice-campeã: Guaradrilha (Guaraciaba do Norte)

3º lugar: Xique-xique pé de flor (Carnaubal)

 

Premiações por categoria:

 

Casamento: Flor de Coroatá e Guaradrilha

Marcadora: Flor de Coroatá

Rainha: Guaradrilha

Noiva: Flor de Coroatá

Noivo: Flor de Coroatá


Galeria de fotos do evento - Imagens: Dan Seixas 


Sobre o enredo da campeã Flor de Coroatá

 

A Flor de Coroatá celebra 20 anos de São João em 2024 com o tema "Tempo de Aquilombamento". O evento destacou a importância do movimento quilombola como forma de resgate histórico, cultural e político, que uniu saberes ancestrais, resistência ao racismo e promoção da valorização da cultura afro-brasileira. A comunidade quilombola Três Irmãos, que tem uma única escola estadual no Ceará, Escola Quilombola Luzia Maria da Conceição, serve como exemplo da resistência e da luta por igualdade, respeito e justiça.

 

A Flor de Coroatá vai além da tradicional festa junina. É um espaço para celebrar a cultura afro-brasileira, fortalecer a identidade quilombola e construir um futuro promissor para a comunidade. Através de apresentações, músicas e danças, a Flor de convidou o público a refletir sobre a importância da preservação da cultura quilombola e a combater o racismo em todas as suas formas.


Ler faz bem:




(Correio Ibiapaba - Imagens: Dan Seixas)

Comments


bottom of page