Buscar
  • Luis Antonio Gomes

Concerto da 'Estrelas da Serra' apresenta diversidade musical e originalidade

Atualizado: 2 de dez. de 2021

Apresentação foi transmitida pelo canal da OFES no YouTube


O Concerto da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES) transmitido no último sábado, 27, foi mais uma apresentação com a marca da orquestra, que com talento, carisma e alegria, realizou com excelência uma apresentação impecável.


O primeiro medley do ABBA emocionou algumas gerações que cresceram ouvindo “The winners take it all” e cantarolou “Fernando” na adolescência. A qualidade dos arranjos da OFES nessa peça foram precisos e deram o tom de como os meninos e as meninas de Croatá, sob a batuta do maestro Hélio Júnior, estão cada vez mais afinados com a boa música.


Em seguida, os que acompanharam o streaming pelo YouTube, foram presenteados com o ‘Tributo a Michael Jackson’ que abriu com o sucesso de ‘Thriller’, do ano de 1982, quando nenhum dos integrantes da OFES sonhava em nascer, assim como o emocionante ‘I’ll be there’, do longínquo ano de 1970, emocionou com um solo inconfundível e que fez, mais uma vez, os fãs dos Jackson’s Five sorrirem com os olhos.



E é incrível como a orquestra, tão jovem, consegue interpretar clássicos da Jovem Guarda com uma naturalidade como se as músicas fossem atuais. Encanta vê-los tocar músicas que não foram da época deles, com uma alegria e de forma descontraída, características de um trabalho feito com propriedade e dedicação.


Com os pais e alguns convidados, por conta das restrições da pandemia, a plateia presente, que acompanhou a trajetória do Raça Negra, vibrou com o medley em homenagem ao grupo de pagode que mais fez sucesso nos anos 90. Em ‘Preciso de você’, a versão da OFES trouxe tons de modernidade a música e a eternizou mais uma vez nos corações dos fãs da banda carioca.

Maestro Hélio Júnior, regente do Concerto da OFES


Na peça seguinte, com o tema ‘Anunciando’, em que fizeram uma homenagem a Alceu Valença, iniciaram, a partir da guitarra de Érica e com as meninas à sua frente que dançavam, uma estupenda performance no palco com as músicas do cantor pernambucano e, que certamente, os fãs de Valença tiveram a sensação de assistir a toda sua carreira naquele momento. A turma do sopro solou a música ‘Tropicana’ com arranjos suaves, doces como as vozes dos meninos e das meninas de Croatá cantantdo ‘aê, aê, aê, aê’. Foi a ‘La Belle de jour’ que Alceu tanto quis dar a sua Anunciação!


Na interpretação das músicas nordestinas, mais um festival de talentos reunido em um palco genuinamente de Croatá. Eles tocaram canções de autores nordestinos e fizeram todos cantar de saudade os versos inesquecíveis de Clara Nunes, em Feira do Mangaio: Tinha uma vendinha no canto da rua/Onde o mangaiero ia se animar/Tomar uma bicada com lambu assado/E olhar pra Maria do Joá/.


E para encerrar, com uma demonstração de jovialidade e que estão ‘antenados’ com o que acontece na música, os meninos e as meninas de Croatá finalizaram com uma seleção com músicas no ritmo do ‘Piseiro’, com toques de forró, funk e o tempero da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES), de Croatá, da Ibiapaba, do Ceará e do Brasil, aquela que toca ‘Sons que transformam vidas’.


Concerto Show - Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES)


Concerto gravado na cidade de Croatá-CE, realizado através do projeto Filarmônica Estrelas da Serra - Edição 2020


Realização: Associação Arte em Pauta Apoio

Regência: Maestro Hélio Junior

Apresentação: Dreivos de Souza

Intérprete de Libras: Esdras Silva


O Projeto Filarmônica Estrelas da Serra conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Cultura do Estado, das empresas incentivadoras ENEL e Expresso Guanabara através da lei 13.811 de 16 de agosto de 2006.


Parceria: Prefeitura Municipal de Croatá e a Escola de Educação Básica Dom Timóteo.


Redes Sociais da OFES:

Facebook: https://www.facebook.com/oficialestre...

Blogger: http://provarte.blogspot.com/

Instagram: @estrelas_da_serra


Clique aqui para assistir à apresentação completa.


(Fotos: ASCOM - Associação Arte em Pauta)

102 visualizações0 comentário