Buscar
  • Luis Antonio Gomes

Carnaubal realiza Semana do Bebê com palestras e oficinas voltadas para o desenvolvimento infantil

A programação seguirá até sexta-feira, 3


Para assegurar à atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) incentiva à realização da Semana do Bebê nos municípios brasileiros. Em Carnaubal, A programação está acontecendo desde ontem, 29, e irá até sexta-feira, 3, com atividades pela manhã que acontecerão no Auditório Municipal Hosana Maria da Silva.


O objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.


De acordo com o UNICEF, nos últimos anos, essa ação também ajudou na formação de novos profissionais das redes de saúde e educação e contribuiu para a melhora no acompanhamento integral e multidisciplinar dos bebês de até 1 ano de idade, no aumento dos índices de amamentação e na diminuição do desmame precoce.


Programação


Auditório Hosana Maria da Silva, ontem, na abertura da Semana do Bebê


A programação iniciou com a entrega simbólica da chave ao Bebê Prefeito na segunda-feira, 29. Hoje pela manhã, houve uma cerimônia com uma apresentação de uma banda de música musical, uma apresentação cultural e, em seguida, uma palestra com o tema “A importância do cuidado integral na primeira infância”, proferida pela médica Alexa Marreiro.


A programação de amanhã terá mais duas palestras, a primeira com o tema “Bons hábitos alimentares começam na primeira infância” e a segunda, “A importância da leitura na primeira infância”. Após as duas explanações haverá contação de histórias para as crianças das turmas do Infantil 2 e 3, no CMEI Padre João Batista de Oliveira.


Na quarta-feira, 1, a partir das 9h, acontecerá uma atividade de alongamento com as gestantes e depois uma roda de conversa com grupo de gestantes com o tema “Pré-Parto, Parto e Puerpério. Às 10h30min, acontecerão oficinas sobre amamentação e introdução alimentar a partir dos 6 meses de vida”; às 11 horas, uma palestra com o tema “Saúde bucal da gestante e do bebê”.


Na sexta-feira, 3, as atividades iniciarão a partir das 8h30min com uma dinâmica, depois uma palestra com o tema “Conhecendo os direitos sociais da gestante”. Após o intervalo, haverá uma oficina de brinquedos reciclados; às 11 horas, uma a palestra final com o tema “Por que brincar é essencial para criança?” . No encerramento, acontecerá a entrega do kit do bebê.


As ações da Semana do Bebê estão sendo coordenadas pelas Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e da Cultura do município de Carnaubal..


(Fotos: Carlinhos Araújo)

38 visualizações0 comentário