top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Atleta de Tianguá que ganhou duas corridas em um dia conta sobre a sua carreira

Tiago Lima corre desde os 12 anos e tem três participações na corrida de São Silvestre


A Ibiapaba esteve representada nas cidades de Sobral e Uruoca no último domingo (20) em duas competições distintas. O tianguaense Tiago Lima venceu pela manhã a V Corrida de Reis (foto) e à tarde, em Urouca, ganhou outra competição, em que representou a equipe da Liga Sobralense de Atletismo (LISAT).


José Tiago Ferreira Lima, 36, iniciou aos 12 anos e coleciona vários troféus e medalhas de conquistas ao longo de sua carreira. Tiago relembra alguns momentos marcantes em sua trajetória, quando em sua primeira competição oficial chegou a correr com um calçado apertado, em 1998. “Minha lembrança da primeira corrida foi na cidade de Ibiapina-CE. Era o aniversário de um atleta [Castro] e eu não tinha tênis, daí um amigo me emprestou o dele. Só que era menos que meu pé, mas mesmo assim, consegui completar o percurso ficando na segunda colocação na minha categoria por idade”, contou ao site do Correio Ibiapaba.


Uma mostra de algumas conquistas de Tiago; há também alguns troféus e algumas medalhas guardados na casa da mãe


Outra recordação de Tiago é de sua primeira vitória, conquistada em sua terra natal em 2002, “foi aqui mesmo em Tianguá, quando eu venci e não acreditei na hora, porque na época eu estava iniciando e tinha atletas muito melhores que eu, foi incrível nesse dia”, relembra.


Ele já teve três participações na Corrida de São Silvestre, principal prova de rua do país, que acontece todos os anos na cidade de São Paulo. A primeira delas foi em 2002, com a participação de 15.000 atletas, Tiago ficou em 226º lugar no geral e sexto colocado na categoria. No ano seguinte, com 19 mil inscritos, ele obteve a 201ª colocação geral e a 4ª colocação em sua categoria. Em 2004, a sua melhor performance aconteceu quando obteve a 148ª posição e o 2º lugar na categoria, em um total de 20 mil inscritos.


Patrocínio e amigos


Tiago Lima relatou que no início de sua carreira nos anos de 2000 a 2009, ele teve um “grande patrocínio, onde eu tive os melhores resultados na minha carreira, que era a J. Frios, na pessoa de Jean Azevedo”.


Atualmente, o atleta está sem patrocinador e o programa bolsa atleta, da prefeitura de Tianguá, encerrou o vínculo em março deste ano. Ele conta com a ajuda de dois amigos para participar das competições. “Cristiane Macedo, da Movimente Academia, e o Eugênio Portela, são esses dois que estão me dando uma força quando eu preciso ir para alguma competição”. Nas duas provas em que foi vencedor no domingo (20), Tiago contou com a ajuda desses seus dois amigos.



Ele venceu a 5ª edição da Corrida de Reis em Sobral, na prova dos 5km. No mesmo dia, no período da tarde, representou a equipe da LISAT na corrida de 7,4 km, em Uruoca, conquistou a primeira colocação, na corrida comemorativa dos 65 anos do município.


Após as duas conquistas, Tiago Lima divulgou uma nota em suas redes sociais em que cita como está lidando com a perda de sua mãe e agradece a vários amigos, dentre eles, o agente cultural, Helder Melo, de Guaraciaba do Norte:


Bom dia, passando aq pra agradecer primeiramente a Deus por me proporcionar tudo isso em minha vida depois de várias turbulências em minha vida com a perda da minha mãe que essa foi a maior de todas. Tenho tentando me erguer novamente mas por trás de tudo isso tenho grandes amigos verdadeiros ao meu lado, minha família sempre presente, amigos verdadeiros presentes em minha vida grande professor Geovane que sempre me acompanhou e fazendo um ótimo trabalho comigo aq um grande irmão que Deus colocou em minha vida grande Max Couro que ñ mede esforços pra ajudar obg em nome dele agradeço a todos que contribuiram pra que tudo isso esteja acontecendo e a vc @Helder pelo reconhecimento isso é muito importante belo trabalho que vc faz obg meu amigo

(Correio Ibiapaba - Fotos e vídeo: Arquivo Pessoal)

bottom of page