top of page
  • Foto do escritorLAGOS

Aprovado o Curso de Agronomia do IFCE campus Tianguá

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Curso de Agronomia aprovado ofertará turma em 2023.1

Aprovado o Curso de Bacharelado em Agronomia do IFCE campus Tianguá. Ele será a primeira graduação de Agronomia da Região Norte do Estado do Ceará. Vale destacar que o campus ofertará sua primeira turma já no semestre 2023.1.


Contexto


A Região da Ibiapaba, onde está situado o campus do IFCE de Tianguá, possui uma população de aproximadamente 350.000 (trezentos e cinquenta mil) habitantes e uma vocação natural para a agricultura. Hoje, a Serra da Ibiapaba se sobressai na produção de hortaliças e frutas, sendo a maior região produtora do Estado do Ceará em hortaliças, destacando-se o tomate, o pimentão, a batata doce e as folhosas. No cenário da fruticultura, por sua vez, os destaques são o maracujá, a acerola e o abacate, além de uma expressiva produção de flores.


O Curso de Agronomia


Com a chegada do curso de Agronomia, a expectativa é que aumente o desenvolvimento científico e tecnológico no setor agrícola na região. O curso terá duração de 5 (cinco) anos com uma formação e carga horária regulamentada pelo MEC de 3600 horas com ampla e diversificada matriz curricular, que trabalha disciplinas básicas de matemática, estatística, física, química, informática e biologia, além de permitir o desenvolvimento de competências e habilidades nas áreas de ciência animal, mecanização agrícola, agronegócio, projetos de irrigação, assistência técnica e extensão rural, agroecologia, controle de pragas e doenças, manejo e conservação do solo, cultivos agrícolas e beneficiamento de produtos de base vegetal e animal.


O profissional de agronomia pode atuar de forma empreendedora, em empresas públicas e privadas, além de exercer o papel de gestão de pessoas e pesquisa científica e tecnológica. Após a formação, o Engenheiro Agrônomo tem o seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

(Correio Ibiapaba, com informações do IFCE Tianguá)

Commenti


bottom of page