Vídeo: ‘Estrelas da Serra’ faz videoclipe inédito do Hino de Croatá-CE

(0 comentário)

O vídeo da orquestra faz homenagem aos 33 anos do município celebrados hoje e contou com a participação especial do autor Silvério Oliveira

A caçula da Ibiapaba, chamada também de Croatá da Serra, para diferenciar da homônima localizada em São Gonçalo do Amarante-CE, ganhou uma letra e música do hino recente. Em 2008, a prefeitura fez um edital no município e a composição do músico Silvério Oliveira foi a vencedora do concurso e entrou para a história da cidade.

De família tradicional de músicos, Silvério tem uma trajetória como saxofonista respeitada na cidade, participou da escola de música do Maestro Zé Ferreira, além de ter tocado saxofone na Banda Municipal João Otaviano por 22 anos.

A natureza foi a principal inspiração na concepção do hino e as belezas naturais croataenses são enaltecidas pelo autor na letra [confira abaixo a entrevista de Silvério], “Campos ricos em fertilidade/Do teu chão vê-se a vida a brotar/Arvoredos embelezam a cidade/Natureza devemos preservar”.

Correio Ibiapaba: Quando surgiu seu interesse pela música?

Silvério: Sou descendente de família de músicos. Meu pai tocava violão e banjo na Orquestra Otaviano, fundada por João Otaviano, tio de minha mãe. Cresci nesse meio, embora tenha iniciado o aprendizado tarde, assim que tive oportunidade ingressei na escola de música com o Maestro José Américo de Brito [Zé Ferreira], e fui integrante da Banda Municipal João Otaviano por 22 anos, onde tocava saxofone, mesmo instrumento do meu avô materno Francisco Gaspar.

CI: O que motivou você a compor o Hino de Croatá?

Silvério: Sempre fui um observador das belezas naturais, do modo de viver das pessoas e de como um povo evolui com o trabalho, então na hora de compor procurei exaltar e sintetizar todas essas nuances.  Quando a Prefeitura de Croatá, em 2008, lançou o edital do concurso para escolha do hino do município de Croatá, percebi que tinha condições de concorrer. O hino foi escolhido por uma bancada independente de notáveis músicos, maestros e professores e teve a participação e co-autoria do amigo maestro, músico e arranjador Hélio Júnior.

Da esquerda para à direita, Silvério Oliveira e Hélio Júnior posam com a bandeira de Croatá-CE. Abaixo o interpréte de Libras, Esdras Pitter - Foto: Reprodução do clipe

CI: E qual o seu sentimento em ver a sua composição interpretada pela Estrelas da Serra no Clip?

Silvério: Fiquei muito feliz, pois há tempos que sonhava em ouvir uma gravação de qualidade do hino de Croatá. A gravação realmente ficou linda de se ouvir, e mais emocionante ainda por ser feita pela Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra, por onde passei e pela qual tenho sentimentos de gratidão e de orgulho, e ainda com bela interpretação de excelentes cantores e cantoras daqui de Croatá.

Croatá é o cenário da gravação do Hino

A Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES) abre o clipe em frente à Igreja Matriz de Croatá com cenas de vários locais, com destaque a sede e todos os distritos do município, com tradução simultânea de um interpréte de libras. Seis cantores interpretam as vozes, que também contou com as participações de Silvério Oliveira, em um solo de saxofone e do maestro Helio Júnior, no acompanhamento da OFES e em um dedilhado no violão. A direção do clipe é de Hélio Júnior e as imagens é da Moura Produções. Confira o hino completo no link.

Hino de Croatá

Composição: Silvério Oliveira

Croatá é uma terra adorada

Pátria de um povo em união

Por teus filhos é idolatrada

Ergue a voz, canta tua canção

 

Croatá, o teu nome é da fibra

Vem da planta, teu solo te deu

No vigor de um povo que vibra

Guaraci, o teu filho cresceu

 

(Estribilho)

Croatá, cultua teus valores

Tua fé, esperança em Deus

O azul e o branco são cores

Céu de paz sobre os filhos teus

 

Os teus rios e riachos a fluir

Belas fontes d`água, o verde da serra

Croatá, nosso encanto por ti

Nos inspira e no peito encerra

Campos ricos em fertilidade

Do teu chão vê-se a vida a brotar

Arvoredos embelezam a cidade

Natureza devemos preservar

 

Liberdade, passado de glórias

De uma gente feliz a prosperar

Com trabalho teceu a tua história

Hoje livres podemos cantar.

(Correio Ibiapaba – 03/05/2021 – Foto: Reprodução, às 6h38min)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2021
2020
2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009