Obras da nova sede da ‘Estrelas da Serra’ iniciam hoje em Croatá

(0 comentário)

O local também será um Centro Cultural para diversas manifestações artísticas

Os cearenses de todas as regiões já conhecem o talento da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES), como milhares de brasileiros assistiram apresentações da orquestra nos últimos dez anos, como um dos orgulhos da Ibiapaba. E este reconhecimento é resultado de vários anos de trabalho social e cultural realizados no município de Croatá pela Associação Arte em Pauta por meio do Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte.

Neste sábado (15), os meninos e as meninas de Croatá terão um dia para comemorar, assim como toda cidade de Croatá. É o início de um grande sonho, o início da obra de construção do Centro Cultural Vamos Fazer Arte, que terá uma solenidade restrita a poucas pessoas, em respeito as determinações do Governo do Estado do Ceará, por conta da pandemia da Covid-19.

O local será a nova sede da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES), que utilizará o espaço para ensaios e apresentações, mas principalmente se tornará o maior Centro Cultural da Ibiapaba, como uma grande escola da cultura que contribuirá para o desenvolvimento social, a promoção da educação, o esporte e lazer para toda a comunidade croataense.

"Um grande sonho", maestro Hélio Júnior - Foto: Arquivo Pessoal

Para o maestro da OFES, Hélio Júnior, o início das obras representa a realização de um sonho que será construído pelos ideais coletivos. “Aqui construiremos juntos um grande sonho, que não será só dos que fazem a Associação Arte em Pauta, mas de todos os croataenses, que sempre acreditaram em nossos projetos e contribuíram para que pudéssemos realizar o considerado impossível”.

A obra será mais uma ação da Arte em Pauta que objetiva sensibilizar e integrar as forças da sociedade civil, poder público e empresas privadas em prol da formação e desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes como ferramenta de transformação e parceria da educação pública.

Estrutura do Centro Cultural

Serão 2.055m2 distribuídos em dois andares com salas para recepção, memorial da cultura local, administração, diretoria, sala de professores, biblioteca; sala de informática, dança e teatro, ensaios com estúdio de mixagem de áudio, almoxarifado e oficina de manutenção em instrumentos; copa, refeitório, banheiros, elevadores de acessibilidade, pátio coberto para prática de esportes e realização de eventos.

O Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte fez uma campanha nas redes sociais com contagem regressiva para o início das obras - Foto: Reprodução

O equipamento terá uma escola de cultura livre com atividades de manifestações culturais que oportunizará aos produtores da cultura local e profissionais que já desenvolvem ações de formação ou grupos de música, dança, teatro, esporte, artes marciais, lazer e entretenimento no município.

O projeto de construção será realizado com parcerias, apoio de empresas e campanhas de arrecadação que serão realizadas pela Associação Arte em Pauta e pelo Ponto de Cultura Vamos Fazer Arte. Na 1ª fase da obra, a empresa Expresso Guanabara está apoiando o início das obras com um aporte financeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Lei do Mecenato.

Avaliação atual: 5

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2021
2020
2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009