Novo teste pode diagnosticar tipos de câncer em estágio precoce, promete pesquisa

(0 comentário)

Um novo exame de sangue capaz de detectar 5 tipos de câncer de forma precoce é a nova promessa científica. Estudiosos da China e da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram esse teste, segundo pesquisa publicada ontem (21).

O teste conseguiu detectar os cânceres colorretal, de estômago, esôfago, pulmões e fígado até 4 anos antes que métodos convencionais. Os resultados do estudo foram publicados na revista "Nature Communications", do grupo "Nature", um dos mais importantes do mundo.

Chamado de "PanSeer", o teste conseguiu detectar câncer em 95% das pessoas que foram diagnosticadas com a doença de 1 a 4 anos depois de fazer o exame, mas ainda não tinham sintomas na época da coleta.

O índice de acerto foi de 91% no câncer de esôfago, e chegou a 100% no câncer de fígado, informa o G1. Além disso, o exame também encontrou a doença em 88% das pessoas que já tinham um diagnóstico de câncer na época do teste. O "PanSeer" foi capaz, ainda, de reconhecer amostras que não tinham a doença em 95% dos casos.

Os cientistas alertaram, entretanto, que o teste não funciona para prever quem terá ou não câncer. O exame provavelmente identifica quem já têm algum tipo de tumor, mas continua assintomático para os métodos de detecção atuais, e mais estudos são necessários para confirmar a capacidade do teste de detectar a doença nesses casos.

(Diário do Nordeste - Foto: National Institute of Health (NIH) - 22/07/2020)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2020
2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009