Trânsito: as cidades da Ibiapaba precisam aprimorar o cumprimento das leis

(0 comentário)

 Essa semana, em todo o Brasil, é comemorada a Semana do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As leis de trânsito foram feitas para auxiliar a população e para serem cumpridas em sua totalidade.

O maior exemplo disso é o Código Nacional de Trânsito, que é a Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que leva em consideração que "o trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga", reza o início do primeiro artigo.

Em seguida, atesta que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever do órgãos e entidades competentes do Sistema Nacional de Trânsito. O Código atribui a esses órgãos a adotar as medidas necessárias e a assegurar esse direito.

Na Serra da Ibiapaba, em suas cidades, o cumprimento dessas normas é parcialmente observado, notadamente no que diz respeito ao uso do capacete, em que a educação e fiscalização precisam andar juntas. No ano passado, no estado do Ceará foram 791 mortes de motociclistas e a Ibiapaba colaborou para o aumento dessas estatísticas.

As cidades de Ibiapina e Ubajara não exigem ainda o uso desse equipamento de segurança. As demais até exigem, em algumas delas há mais rigor,  mas a fiscalização não é rigorosa em outras, principalmente nos fins de semana, quando os índices de acidentes são maiores por conta de outro fator que colabora para os acidentes fatais: o alcóol.

De maneira geral, a sociedade precisa se envolver com a educação no trânsito, colaborar com os órgãos competentes de fiscalização e essas entidades, responsáveis pela organização do trânsito, orientar, fiscalizar e punir os infratores da lei quando necessário. (Foto: Centro de Ipu - Arquivo VXZ)

 

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009