Quase 155 mil venezuelanos entraram no Brasil pelo estado de Roraima entre 2017 e 2018

(0 comentário)

Quase 155 mil venezuelanos entraram no Brasil pela cidade de Pacaraima em Roraima, entre 2017 e 2018.

Os dados são da Polícia Federal, que também aponta que, deste total, mais de 79 mil migrantes saíram do país, a partir de várias fronteiras ou aeroportos.

A Polícia Federal apresentou os dados essa semana ao Comitê Federal de Assistência Emergencial, presidido pela Casa Civil. O colegiado reúne os ministérios que atuam no acolhimento aos venezuelanos.

 O coordenador-geral da Polícia de Imigração da PF, Alexandre Patury, disse que o saldo de venezuelanos que entraram no Brasil e não registraram saída em 2018 é de 57.649.

Por outro lado, o saldo migratório total é negativo.

Mais de 9,5 milhões de pessoas de todas as nacionalidades entraram no Brasil durante o ano, enquanto mais de 9,6 milhões deixaram o país.

Em relação aos venezuelanos, o governo federal tem coordenado o processo de interiorização, quando os migrantes são levados de Roraima para outros estados do país.

Nesta semana, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão pediu esclarecimentos à Casa Civil sobre os critérios estabelecidos para seleção dos municípios que recepcionarão esses migrantes, e também sobre como tem se dado esse processo. O MPF ainda questionou se foi realizada consulta nos municípios brasileiros, sobre o tema.

Até o fechamento desta reportagem, a Casa Civil não informou se já recebeu o pedido de esclarecimentos feito pela Procuradoria.

Na América do Sul, o Brasil é o quinto país a receber venezuelanos, atrás de países como Colômbia, Chile e Argentina, segundo a Organização Internacional para Migrações, das Nações Unidas.

(EBC)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009