Projeto Praia Acessível tem serviços diários e funcionamento ampliado até janeiro

(0 comentário)

O serviço Praia Acessível, que facilita o banho de mar e a locomoção na praia para pessoas deficiência ou mobilidade reduzida, terá funcionamento diário para a temporada de férias, até 30 de janeiro. Ontem (7), Raimunda de Oliveira, 77, teve a primeira experiência na imensidão azul após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que a deixou com o lado esquerdo do corpo paralisado.

Mara, filha de Raimunda, comemora a oportunidade e a vê como libertadora. “A pessoa com deficiência sempre tem limitações, hoje é o primeiro dia e ela está adorando a ideia, porque ela nasceu numa praia então é um presente”, conta.

Com a temporada de férias, o projeto, iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, recebeu novos equipamentos e passou por reformulação dos que já são utilizados.

Oportunidade

Praia Acessível terá serviços diários durante o período de alta estação — Foto: Helene Santos/SVM
Praia Acessível terá serviços diários durante o período de alta estação
— Foto: Helene Santos/SVM

Aos 78 anos, Francisco Eduardo Rodrigues espera ansiosamente os fins de semana para aproveitar o banho de mar com a equipe do Praia Acessível. “Tu acha que eu vim as três vezes porque eu não gostei?”, reforça.

Seu Francisco é cadeirante há sete anos, pois precisou amputar parte dos membros inferiores por complicações de doença. Acompanhado da filha, Débora Costa, não esconde a animação para o mergulho.

Os irmãos gêmeos Marcelo e Sara Rocha, assim como Francisco, são participantes assíduos da ação, “viraram até mascote”, brinca a mãe dos dois, Sônia Rocha. Os dois tiveram paralisia cerebral quando ainda eram bebês.

Em quatro anos, projeto fez mais de 6,5 mil atendimentos — Foto: Helene Santos/SVM
Em quatro anos, projeto fez mais de 6,5 mil atendimentos —
Foto: Helene Santos/SVM

Aos 13 anos, ambos tiveram a função motora comprometida e Marcelo anda com o auxílio de um andador, enquanto Sara precisa de cadeira de rodas para se locomover.

Apesar das dificuldades, os dois celebram a oportunidade e, para a mãe, o momento é muito importante. “Eu costumo dizer que o lazer não é só para eles, é para quem cuida também, é muito estressante cuidar no dia a dia, é sofrido”, desabafa.

Como reconhecimento, o projeto ganhou o Prêmio Nacional do Turismo 2019 do Ministério do Turismo como melhor projeto de turismo social do Brasil. Desde o ano de implantação, 6531 atendimentos foram realizados e a expectativa da equipe é de que sejam feitos mais 7000 até o fim de dezembro. 

Serviço

  • Funcionamento do projeto nas férias
  • Período: até 30 de janeiro, com exceção do feriado de Natal (24 e 25) e réveillon (30 e 1º).
  • Horário: das 9h às 13h
  • Local: Fortaleza - em frente ao Hotel Sonata, na Praia de Iracema (ao lado do Aterrinho); Cumbuco - Rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 (ao lado da Barraca Cumbuco Beach / em frente ao Posto Shell)

(G1 Ceará - Foto: Helene Santos)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2020
2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009