Inteligência emocional, resiliência e proatividade são boas aptidões no mercado, diz especialista

(1 comentário)

Quais as características que um profissional deve ter para ser bem sucedido no mercado de trabalho? A coordenadora do curso Técnico em Recursos Humanos do Senac EAD, Aline Pereira da Silva, afirma que inteligência emocional, flexibilidade e resiliência, bom relacionamento interpessoal e proatividade destacam-se como as habilidades que empregadores mais buscam atualmente nos profissionais e devem configurar entre as mais desejáveis ao longo dos próximos anos. O curso está com inscrições abertas.

“As empresas necessitam cada vez mais de pessoas capazes de se adaptar com facilidade, que estejam abertas a mudanças, sejam dinâmicas, que não esperem a autorização de seu gestor para executar tarefas. Estamos na era de menos hierarquia e mais autonomia, tudo isso aliado a equilíbrio emocional nas suas ações”, destaca.

Por mais que um profissional possua essas habilidades, a coordenadora reforça que elas devem estar presentes em ações de forma natural e coerente, pois, em exagero, podem causar outros efeitos e serem prejudiciais à sua imagem.

“Uma pessoa muito proativa, por exemplo, deve evitar fazer tarefas por ansiedade ou por ser dinâmica, porque pode passar uma imagem centralizadora. O mesmo vale para quem possui um grande equilíbrio emocional. Deve-se ter cuidado para não parecer uma pessoa fria, sem sentimentos”, exemplifica Aline.

Outra dica é equilibrar a atenção ao próprio desenvolvimento em paralelo às exigências do mundo do trabalho. “Estar aberto à adaptação e às mudanças necessárias permanecerá um fator fundamental para o sucesso. Além de se ter inteligência emocional, é imprescindível ser ético, ter princípios, ser íntegro e ter engajamento, de modo que o profissional seja capaz de seguir e colocar em prática a missão da empresa”, completa a especialista.

Serviço:
Inscrições abertas: Técnico em Recursos Humanos – Senac EAD
Carga horária: 800 horas (15 meses)
Acesse a programação de cursos técnicos do Senac EAD em www.ead.senac.br/cursos-tecnicos, e o portfólio completo de cursos a distância da instituição em www.ead.senac.br.

(Tribuna do Ceará)

Atualmente não avaliado

Comentários

Comentário aguardando aprovação 1 semana, 4 dias atrás

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009