Inscrições do IFCE Internacional encerram dia 14

(0 comentário)

O Instituto Federal do Ceará, por meio da Assessoria de Relações Internacionais, lançou o Edital 2018 do programa IFCE Internacional com 13 vagas, sendo duas (02) para o Canadá, uma (01) para a Espanha e 10 para Portugal. Poderão concorrer às vagas os estudantes de 23 campi: Acaraú, Aracati, Boa Viagem, Camocim, Caucaia, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Paracuru, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As bolsas do IFCE Internacional podem ser disputadas por estudantes de níveis técnico e superior, desde que sejam maiores de 18 anos (idade no ato da inscrição), tenham coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e sejam proficiente no idioma oficial adotado pela instituição de ensino receptora (um teste de proficiência será exigido, exceto para os candidatos com destino a Portugal).

Além disso, para concorrer no programa IFCE Internacional, o candidato precisa ter cursado, no mínimo, o primeiro semestre, ou estar cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso no qual está matriculado quando do momento da inscrição; além de não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional coordenado ou mediado pelo IFCE.

Lançado em 2013, o programa já publicou cinco editais e enviou mais de 100 alunos do IFCE para estudar fora do Brasil. Desse total, a maioria é proveniente dos campi do interior.

O estudante do IFCE precisa apresentar a documentação e histórico escolar exigidos no edital, além de uma Carta de Motivação no idioma do país para o qual você pretende concorrer. Também é oportuno lembrar que a bolsa deverá custear as despesas obrigatórias com passaporte, visto, seguro saúde, acomodação, alimentação e material didático. O próprio bolsista é responsável pela obtenção do passaporte junto a Polícia Federal, bem como do visto junto às embaixadas e/ou consulados estrangeiros no Brasil.

(Cláudia Monteiro - jornalista da reitoria do IFCE)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009