Idosa do Ceará completa 114 anos e é uma das pessoas mais velhas do mundo

(0 comentário)

Uma moradora de Juazeiro do Norte está completando, ontem (20), 114 anos de idade. A certidão de nascimento de Júlia Amélia da Conceição, comprovando a data em que ela foi registrada — 20 de maio de 1905 — anuncia as marcas do tempo pelo amarelado e puído do papel. A idosa é natural de Alagoas e mora no Cariri cearense desde jovem, ela diz. Nesta segunda, a família comemora os 114 anos de vida dela.

Ainda lúcida, Júlia mora com uma sobrinha em uma residência no Bairro Timbaúbas. Há três anos, o “peso da idade” a faz ter de passar o tempo deitada em uma cama. Os olhos também já não enxergam com tanta clareza, mas ela não sofre com doenças.

Certidão de nascimento de Júlia Amélia da Conceição, idosa que completa 114 anos em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo pessoal
Certidão de nascimento de Júlia Amélia da Conceição, idosa que
completa 114 anos em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo pessoal

Júlia veio de Alagoas ainda jovem, mas não sabe ao certo a idade. A viagem, a cavalo, foi feita com os pais. No Ceará, não casou, nem teve filhos. Como família, tem hoje a sobrinha Ivanir Pereira, sua cuidadora, e ganhou uma "bisneta", neta da sobrinha Ivanir.

A menina de seis anos a ajuda no que ela mais gosta de fazer: comer. “Gosto de brincar com ela, dar leite pra ela, água, banana e conversar com ela”, lista Bárbara Kethyllen.

 Júlia Amélia da Conceição, de 114 anos, com a "bisneta" Bárbara Kethyllen, de seis anos, em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo Pessoal
Júlia Amélia da Conceição, de 114 anos, com a "bisneta" Bárbara Kethyllen, de seis anos, em Juazeiro do Norte — Foto: Arquivo Pessoal

Dos prazeres ainda possíveis a esta altura da vida, a centenária confirma que o dela é, mesmo, a comida. “Demais. Se fosse pra dar, dou um boi e ela come”, brinca a sobrinha. Na rotina de Júlia não pode faltar o leite da manhã, a vitamina no lanche e os carinhos da “bisneta”, que auxilia nos cuidados.

Entre as lembranças, a idosa ainda guarda a de ter visto Padre Cícero, padroeiro de Juazeiro do norte, de perto, ao assistir às missas com uma irmã.

Com a família toda reunida em casa nesta segunda, Júlia celebra seus 114 anos. A mulher é uma das idosas mais velhas do mundo. A mulher apontada como a pessoa mais velha do mundo é outra brasileira, Deolinda Soares Rodrigues, que completou 120 anos em junho do ano passado.

(Diário do Nordeste)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009