Governo estadual criará Casa da Mulher Cearense no Interior

(0 comentário)

O governo estadual anunciou ontem, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a criação e implementação de Casas da Mulher Cearense no interior do Estado. De acordo com o governador, Camilo Santana, a iniciativa é inspirada na experiência com a Casa da Mulher Brasileira, instalada em 2018 em Fortaleza.

Os novos equipamentos deverão atuar no atendimento especializado das mulheres em situação de violência e na capacitação para a sua autonomia econômica. A serem construídas nas “principais regiões” do Ceará, as casas têm o objetivo de oferecer os mesmos serviços já disponíveis na Capital para mulheres no interior do Estado.

“A primeira deve ser implementada no Cariri, onde há altos índices de violência contra a mulher”, afirmou Camilo Santana. O governador assegurou que “a verba já está garantida”, entretanto os municípios beneficiados ainda não foram definidos. A decisão será tomada a partir de um grupo de trabalho criado na Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos.

Mulheres que fazem história no Ceará

Na cerimônia, foram homenageadas cinco mulheres cearenses que se destacam pelo trabalho social que fazem. “Hoje é um dia importante para garantir a igualdade entre homens e mulheres e combater a violência contra mulheres, mas é também um dia para de reconhecer o trabalho de muitas mulheres que têm dedicado suas vidas a melhorar as vidas de outras pessoas”, declarou Santana.


Cerimonia em homenagem ao dia das mulheres pelo Governador Camilo Santana e sua primeira dama. (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO) (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)


Cacique Pequena, cacique da aldeia dos Jenipapo-Kanindé em Aquiraz | Foi a primeira mulher a esse posto no Brasil e “na América Latina inteira”, como ressalta orgulhosa. “Essa trajetória foi muito difícil para mim, mas fui seguindo com o trabalho e hoje nós temos lá tudo que os índios precisam”, conta. Em 23 anos no posto, foi sob sua liderança a aldeia conseguiu a demarcação de seu território.

Maria Lúcia Simão, fundadora do Grupo de União e Consciência Negra no Ceará | Técnica de enfermagem, Lúcia trabalha no Hospital das Clínicas. Em quase 30 anos de um trabalho de consciência negra, ela se dedica à conscientização de meninas negras e pobres que são acolhidas pelo Grupo. “Dessas meninas que chegam cabisbaixas, hoje duas são doutoras”, conta.

Otacília Verçosa, presidente da Associação dos Idosos do Mucuripe Oscar Verçosa | Líder comunitária, trabalhou na infância ajudando o pai, o pescador Oscar Verçosa, a organizar o comércio dos peixes. Hoje com 89 anos, Dona Tatá ajudou na modificação do Mucuripe, retirando as prostitutas da situação precária em que se encontravam. Também participou da remoção dos pescadores e lutou para que eles pudessem receber indenizações maiores. A Associação dos Idosos do Mucuripe foi iniciada por seu pai e atende a cerca de 500 pessoas, oferecendo alimentação, cursos, passeios e diversão para os idosos.

Irmã Maria da Conceição, presidente do Lar Amigos de Jesus | O Lar atende crianças e adolescentes com câncer e outras enfermidades de tratamento prolongado e suas famílias. Por serem naturais de Fortaleza e precisarem ficar na Capital durante o período de tratamento, as famílias são amparadas pela missão solidária da instituição através do acolhimento, apoio e assistência social.

Regina Barbosa, fundadora da Casa de Vovó Dedé | Regina foi esposa de Mansueto Barbosa, fundador da Casa de Vovó Dedé, e assumiu a escola após a morte de seu esposo. A Casa funciona como uma escola de arte, cultura e tecnologia na Barra do Ceará. Com diversos cursos nas áreas de música, dança, tecnologia e artes visuais, a instituição atende crianças e jovens de seis a vinte e nove anos em situação de vulnerabilidade social.

(O Povo, com informações da repórter Heloísa Vasconcelos - Marcela Tosi)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009