Dia de maestros: Hélio Júnior e João Carlos Martins se encontram em São Paulo para discutir o ‘Orquestrando o Brasil’

(0 comentário)

O encontro entre os dois maestros aconteceu ontem (20) e faz parte do planejamento do Projeto ‘Orquestrando o Brasil’, idealizado por João Carlos Martins, que terá uma etapa no Ceará no ano que vem. Hélio Júnior, maestro da Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra (OFES) da cidade de Croatá, participará também da I Bienal Funarte de Bandas de Música, em Mogi das Cruzes-SP.

O maestro da Estrelas da Serra se reuniu com pianista João Carlos Martins para discutirem o cronograma do Projeto Orquestrando o Brasil, que terá a participação do Projeto da Associação Arte em Pauta, de Croatá, que tem entre os seus braços a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra.

“Ele viu que o nosso projeto tem um grande potencial para participar do Projeto Orquestrando o Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a FIESP. O nosso projeto também fará parte desta plataforma de divulgação, mobilização e de formação em gestão e regência”.  Entre as ações do Orquestrando está a regência do maestro João Carlos Martins dos projetos participantes.

O maestro João Carlos Martins gravou um vídeo reforçando a importância e a participação do projeto croataense, "aos músicos da Filarmônica Estrelas da Serra, este velho maestro tem a certeza que vai encontrar neles o desejo de realizar o grande sonho de Villa Lobos. E através do estado do Ceará que nós vamos atingir o Nordeste inteiro. E vocês, músicos da Estrelas da Serra, vocês têm uma responsabilidade muito grande e graças ao Hélio nós estamos irmanados no Projeto Orquestrando o Brasil".

              Hélio Júnior toca piano na casa de João Carlos Martins

Apresentação em São Paulo

Em junho de 2019, a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra se apresentará na cidade de São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas. Hélio Júnior conta que o maestro João Carlos Martins poderá também reger a OFES na apresentação.

O maestro Hélio Júnior também foi convidado para reger a Bachiana Sesi, coordenada por João Carlos Martins, no Teatro Municipal, na cidade de São Paulo, em 2019.

Representação cearense

Hélio Júnior, juntamente com Adriano Araújo (Pindoretama) e Diego Melo (Sobral), está representando as bandas do estado do Ceará na I Bienal Funarte de Bandas de Música, que é começará hoje e irá até sexta-feira, 23, com atividades no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, no Centro de Cidadania e Arte (Ciarte) e no Theatro Vasques.

O objetivo do encontro é debater sobre o que compõe o desenvolvimento de uma banda de música, como história, ritmo, educação, questões sociais e políticas, com a participação de músicos profissionais de todas as regiões do Brasil.

I Bienal Funarte de Bandas de Música

Data: 21 a 23 de novembro

Horário: abertura oficial a partir das 14 h (21/11); a partir das 08h30 (22/11 e 23/11)

Local: Centro Cultural de Mogi das Cruzes (Praça Mon. Roque Pinto de Barros – Centro); CIARTE (R. Dr. Ricardo Vilela, 69 – Centro, Mogi das Cruzes); Teatro Vasques (R. Dr. Corrêa, 515 – Centro, Mogi das Cruzes)

Avaliação atual: 5

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009