Ceará e Fortaleza participam de campanha de app que denuncia assédio em transporte coletivo

(0 comentário)

A Prefeitura de Fortaleza anunciou na última quinta-feira, 7, o lançamento de uma nova ferramenta para o aplicativo “Meu Ônibus”. Trata-se do botão “Nina”, que permite ao usuário denunciar casos de assédio em transportes públicos. Fortaleza e Ceará fazem parte da campanha.

"Quando o assunto é derrotar o assédio no transporte coletivo, a gente joga no mesmo time", afirma slogan de campanha divulgado pela prefeitura. A campanha com o Ceará e o Fortaleza visa três pontos: conscientizar a população sobre o assunto, incentivar a denúncia de mulheres através da Nina e estimular que as mulheres ocupem mais espaços, bem como em áreas majoritariamente masculinas.

Para ter acesso ao recurso o usuário precisa fazer o download do aplicativo “Meu Ônibus”, ou atualizá-lo caso já possua. O download pode ser feito em android ou iOS.

A funcionalidade atua da seguinte forma: a vítima ou a testemunha que presenciar o assédio aperta o botão, na tela inicial, e dá as informações sobre o caso, informando o horário e o número do ônibus. Com isso, as imagens de segurança da câmara do ônibus serão acionadas, com intervalos de meia hora antes e meia hora após o incidente. Os vídeos serão encaminhados à Polícia Civil em até 72 horas após a denúncia.

Para finalizar a denúncia a pessoa deverá comparecer na Casa da Mulher Brasileira, para maiores de 18 anos, ou na Delegacia da Criança e do Adolescente, para menores de 18 anos. Além de facilitar o processo de queixa, o aplicativo ajudará na análise dos casos e, com isso, na construção de ações futuras para combater e prevenir assédio.

(O Povo)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009