Campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, começa nesta segunda

(0 comentário)

Nesta segunda-feira (1/10) acontece o lançamento da campanha Outubro Rosa 2018.

Durante todo o mês de outubro haverá ações como aferição de pressão e teste de glicose, informações sobre reconstituição e pigmentação da mama, com profissionais da área de saúde dando orientações sobre o autoexame das mamas.

Neste ano, o mote da campanha é “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz”. O objetivo é chamar a atenção das mulheres sobre o autocuidado, prevenção e exames de rotina.

"A prevenção é importante durante todo o ano, mas o Outubro Rosa tornou-se um marco para relembrarmos as mulheres para que não se descuidem.

O câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O risco cresce, principalmente, após os 50 anos. Por isso, diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde, para realização precoce de acompanhamento.

Outra recomendação é a realização periódica do autoexame das mamas. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde. É importante que as mulheres busquem a sua unidade de saúde para fazer o acompanhamento”, enfatiza Márcia.

Prevenção para as mulheres

- Evite o consumo de álcool, cigarro e outras drogas

- Controle o peso com uma alimentação saudável

- Faça regularmente o autoexame das mamas, logo depois do período menstrual. Caso encontre alguma alteração, procure um profissional de saúde.

- Se você tem 50 anos ou mais, o exame de rotina deve ser feito a cada 2 anos.

- Se você tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou ovário, procure orientações de um profissional de saúde

 (Secretaria de Saúde de Curitiba-PR - Adaptado por CI - Foto: Sindseps)

Atualmente não avaliado

Comentários

Não há comentários no momento.

Novo Comentário

obrigatório

obrigatório (não publicado)

opcional

Arquivo

2019
2018
2016
2014
2013
2012
2011
2010
2009